Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto cria programa de esclarecimento sobre aborto legal

01/08/2007 - 13:50  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 831/07, do deputado Odair Cunha (PT-MG), que obriga os hospitais a implantar um programa de orientação às gestantes que forem se submeter ao aborto autorizado legalmente (em caso de estupro ou se a vida da mulher estiver em risco). A idéia da proposta é mostrar às mulheres grávidas os efeitos e métodos utilizados na prática abortiva de feto humano.

O texto orienta os hospitais a mostrar filmes sobre as formas utilizadas para a extração do feto; a informar sobre possíveis efeitos colaterais e psíquicos sobre a gestante e também sobre a possibilidade de adoção pós-parto, oferecendo endereços de entidades que acolham temporariamente o recém-nascido.

Desinformação
O deputado lembra que a Justiça apenas concede autorização para o aborto (geralmente devido a estupro sofrido) e que a gestante chega ao hospital totalmente desamparada. "A desinformação pode fazer com que a gestante cometa outro ato violento, contra si mesma e contra o ser vivo que está gerando", argumenta Odair Cunha.

A proposta abrange todos os hospitais das redes municipal, estadual e federal. No caso de descumprimento da norma, a multa prevista é de 100 salários mínimos ao hospital e de 30 salários mínimos ao responsável pelo estabelecimento.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será votado nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Frente contra o aborto quer informar a população
Relator quer estatísticas mais precisas sobre o aborto
Em bate-papo da Agência, internautas condenam aborto
Chinaglia quer aprofundar debate de aborto e pena de morte
Frentes parlamentares se mobilizam contra o aborto
Internautas discutem aborto e deputado defende plebiscito

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta