Direitos Humanos

Projeto torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

25/07/2007 - 15:19  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 330/07, do deputado José Guimarães (PT-CE), que institui o feriado nacional do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, em homenagem ao líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares. Um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão, Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. De acordo com a proposta, a data deverá ser incluída no calendário federal de eventos.

José Guimarães ressalta que, além de lembrar a história de Zumbi, essa data é marcada pela discussão sobre a situação socioeconômica e política da população negra no Brasil. "É também um dia utilizado pelo movimento negro para destacar a contribuição que os negros e as negras deram e dão para a construção e o desenvolvimento deste país", afirma.

Com a aprovação do projeto, acredita o deputado, a Câmara e os demais órgãos públicos federais terão a oportunidade de contribuir para a promoção da igualdade racial no Brasil, além de dar efetividade ao artigo 215 da Constituição, que prevê a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.

Tramitação
O projeto tem que ser votado pelo Plenário e está apensado ao PL 6369/05, do Senado, que também inclui o Dia Nacional da Consciência Negra entre as datas de alta significação para os segmentos étnicos nacionais. As propostas devem ser analisadas em regime de prioridade pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Executivo terá medidas para valorizar quilombolas
Negros têm dificuldades para progredir nas Forças Armadas
Sessão solene homenageia Dia da Consciência Negra
Estatuto da Igualdade Racial pode ser votado até fevereiro

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Adriana Resende

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 330/2007

Íntegra da proposta