Política e Administração Pública

Projeto prevê uso de papel reciclado no serviço federal

23/07/2007 - 13:21  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 329/07, do deputado Jerônimo Reis (DEM-SE), que torna obrigatório o uso de papel reciclado em todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Caso o projeto seja aprovado, no primeiro ano da vigência da lei, a administração pública será obrigada a usar 10% de papel reciclado do total de papel utilizado. Esse percentual subirá para 30% no segundo ano e se estabilizará em 50% a partir do terceiro.

O descumprimento da medida, segundo a proposta, constituirá ato de improbidade administrativa e sujeitará os responsáveis pela administração pública às penas previstas na Lei 9429/92 (Lei da Improbidade), entre elas a suspensão dos direitos políticos por até cinco anos. Por outro lado, o texto prevê duas situações em que o órgão será liberado de cumprir os percentuais previstos: nos casos de indisponibilidade de papel reciclado na quantidade requerida pela administração ou de preço mínimo cotado em licitação pública superior ao preço do papel convencional.

Jerônimo Reis lembra que a garantia de um política de meio ambiente equilibrada e o uso regular dos recursos públicos estão previstos na Constituição Federal. Com a medida proposta, o parlamentar objetiva a diminuição do ritmo de devastação de florestas em função da demanda de papel e celulose, a redução da quantidade de lixo e poluentes e das despesas governamentais. "A obrigatoriedade do uso de papel reciclado representa uma alternativa ecologicamente equilibrada e extremamente eficiente para a racionalização dos recursos públicos", argumenta.

Tramitação
O projeto será votado pelo Plenário. O texto tramita apensado ao PL 1786/03, que trata do mesmo assunto.

Notícias anteriores:
Projeto obriga repartição pública a usar papel reciclado

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 329/2007

Íntegra da proposta