Política e Administração Pública

PEC cria controle externo para tribunais de contas

23/07/2007 - 11:56  

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/07, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. A nova instituição terá como encargo exercer o controle sobre a atuação dos tribunais de contas da União (TCU), dos estados e dos municípios.

Conforme a proposta, o órgão terá 14 integrantes com mandato de dois anos, sendo 1/3 nomeado pelo presidente da República e 2/3 pelo Congresso. A proposta de Rêgo Filho é criar uma instância de controle externo nos mesmos moldes do que já existe para o Judiciário e o Ministério Público.

Objetivos
De acordo com a proposta, caberá ao novo conselho:
- apreciar, provocado ou de vontade própria, a validade de atos administrativos praticados pelos tribunais de contas do País, podendo invalidá-los, revê-los ou fixar prazo para que atos irregulares sejam corrigidos;
- receber as reclamações contra ministros e funcionários das cortes de contas, podendo atribuir-se a análise de processos em curso e determinar os atos administrativos necessários;
- elaborar a cada seis meses um relatório estatístico sobre os atos promovidos pelos tribunais, por estado;
- elaborar relatório anual sobre a situação das cortes de contas, podendo sugerir as providências que julgar convenientes. Esse texto deverá ser remetido ao Congresso por ocasião da abertura da sessão legislativa;
- definir, entre seus membros, um corregedor nacional, encarregado de receber as reclamações e denúncias da população contra os tribunais e contra os representantes do Ministério Público que atuam junto às cortes de contas.

Para dar cumprimento à existência da corregedoria nacional, a PEC 28 determina que a União criará ouvidorias em todo o País para receber as reclamações dirigidas aos tribunais de contas. "O Conselho Nacional dos Tribunais de Contas terá como ideal resgatar a confiança e a credibilidade dessas cortes, invariavelmente falidas nos seus propósitos, envoltas pela cooptação da vontade política, em total descrédito dos seus ideais", salientou o deputado Rêgo Filho.

Origem
A proposta estabelece também a origem de cada um dos 14 integrantes do conselho. Assim, haverá um ministro do TCU - que será obrigatoriamente o presidente do conselho, a quem caberá votar apenas nos casos de desempate -, dois cidadãos indicados pela Câmara e o Senado, além de membros dos tribunais de contas estaduais e municipais (3); Ministério Público federal, estadual e municipal (4); e auditores dos tribunais das três esferas (4).

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Tribunais de Contas podem ter controle externo
Servidores de tribunais de contas pedem mais autonomia
Frente pede urgência para projetos contra corrupção

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 28/2007

Íntegra da proposta