Agropecuária

Produção de alimentos orgânicos pode receber incentivo

17/07/2007 - 13:59  

O Projeto de Lei 273/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), prevê incentivos do poder público ao sistema orgânico de produção agropecuária por meio de financiamento a projetos de conversão a esse sistema e da certificação dos produtos. De acordo com a proposta, os financiamentos deverão ser concedidos, prioritariamente, aos pequenos produtores rurais e àqueles cujo processo de produção se baseia na utilização da mão-de-obra familiar. O projeto altera a Lei dos Orgânicos (10.831/03).

Segundo Ciro Pedrosa, a agricultura orgânica - que prioriza a sustentabilidade ambiental e social - é hoje uma realidade no Brasil e em muitos países, tendo-se expandido de forma significativa nas últimas décadas. O parlamentar destaca que a taxa de crescimento mundial é de cerca de 20% ao ano, e que o Brasil possui grande potencial de expansão.

Na sua avaliação, porém, vários são os obstáculos a ser superados, entre eles a regularidade da oferta, a diversidade e a quantidade. O objetivo do projeto, segundo o deputado, é preencher uma lacuna na Lei dos Orgânicos, em especial o incentivo e o financiamento da produção desses alimentos. "Em razão dos elevados dispêndios envolvidos nos projetos de conversão ao sistema orgânico e no processo de certificação, um grande número de agricultores permanece impossibilitado de aderir ao sistema", argumenta o parlamentar.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 273/2007

Íntegra da proposta