Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova ensino de Libras e braile para deficiente

11/07/2007 - 18:34  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou hoje o substitutivo ao Projeto de Lei 6706/06, do Senado, que obriga as escolas a oferecer a seus alunos portadores de necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema braile, entre outros. A linguagem deverá ser ensinada, em todos os níveis e modalidades da educação básica, como conteúdo curricular e como recurso de acesso a outros conteúdos. A proposta altera as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

O relator na Comissão de Educação, deputado Neilton Mulim (PR-RJ), recomendou a aprovação da proposta nos termos do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, onde o projeto também foi relatado por ele. A proposta original previa apenas a inclusão da Libras no currículo, mas foi ampliada, atendendo às demais pessoas com deficiência.

O relator lembra que a proposta "instrumentaliza o portador de necessidades especiais com os recursos pedagógicos indispensáveis à sua inserção na vida em sociedade". Mulim cita também argumento da autora do projeto, senadora Ideli Salvati (PT-SC), segundo a qual a proposta cumpre a Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, que determina que as crianças surdas tenham acesso ao conhecimento a partir de sua própria língua.

Tramitação
Sujeito à análise conclusiva pelas comissões, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Seguridade aprova currículo diferenciado para deficiente
Psicóloga defende legendas e intérprete de Libras na TV

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.