Agropecuária

ONG sobre semi-árido alerta para custos do uso da água

03/07/2007 - 18:01  

O representante da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA) Roberto Malvezzi alertou para os custos de alguns projetos que utilizam recursos hídricos. Durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir o Atlas das Águas do Nordeste e a convivência com o Semi-Árido, ele chamou a atenção para casos como a criação de camarões. Segundo informou, para criar um quilo de camarão em cativeiro são necessários 50 mil litros de água.

Por outro lado, Malvezzi lembrou estudo elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que constatou que apenas 5% do semi-árido têm condições de se transformar após receber irrigação e que os demais 95%, mesmo irrigados, continuarão com as mesmas características climáticas. A necessidade de revitalização do rio São Francisco foi o único ponto de consenso durante a audiência pública.

Alternativa à transposição
O deputado Iran Barbosa (PT-SE), que pediu o debate, considerou o Atlas um programa alternativo à transposição por ser menos oneroso, atender prioritariamente ao abastecimento humano e, em seguida, aos animais. Enquanto a transposição seria mais de desenvolvimento econômico.

O Atlas foi elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o objetivo de propor alternativas para garantir a demanda por água da população da área de abrangência. O documento compreende os nove estados nordestinos e as bacias dos rios São Francisco, Pardo, Mucuri e Jequitinhonha, situadas em Minas Gerais.

Subcomissão especial
Iran Barbosa será o relator da subcomissão especial da Comissão de Meio Ambiente que vai investigar denúncias relativas ao projeto de transposição do rio São Francisco e acompanhar as iniciativas do governo voltadas à revitalização do rio. As prioridades da subcomissão são os impactos socioambientais das políticas públicas destinadas ao rio e as ações de revitalização.

Estão previstas seis audiências públicas e três seminários. A previsão é que o relatório esteja concluído na primeira semana de dezembro.

A reunião foi sugerida também pelo deputado Juvenil Alves (sem partido-MG).

Semi-árido requer R$ 2 bilhões, mas recebe R$ 12 milhões

Reportagem - Paulo Roberto Miranda/Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.