Cidades e transportes

Deputados vão a Pernambuco debater violência contra mulher

29/06/2007 - 08:41  

Pernambucanos pediram a deputados mais recursos e ações articuladas dos órgãos de segurança no combate à violência contra as mulheres no estado. A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado promoveu, nesta quinta-feira (28), uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco em busca de solução para o elevado índice de homicídios de mulheres.

Entre 2002 e 2006, foram mortas 1.484 pernambucanas. A maior parte dos crimes está associada à violência doméstica. Porém, o coordenador da Subcomissão Especial de Violência Contra a Mulher, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), também detectou intensa participação feminina no crime organizado. "Jovens [mulheres] ingressando no crime organizado e, evidentemente, se tornando objeto da violência, ora de companheiros, ora de outros grupos, ora da violência policial. Isso tudo, infelizmente, tem colocado Pernambuco na situação de estado líder na violência contra a mulher."

Segundo Jungmann, a audiência pública reuniu cerca de 300 pessoas, entre integrantes dos governos federal, estadual e municipais, além de representantes do Ministério Público, do Judiciário e de entidades da sociedade civil. Entre as sugestões apresentadas para enfrentar o problema, Jungmann destacou três propostas:
- Uma emenda da bancada pernambucana para o combate à violência contra a mulher;
- O patrocínio, desde já, da capacitação tanto de monitores quanto de lideranças populares no uso da Lei Maria da Penha (Lei 11340/06), que criminaliza a violência doméstica;
- A redução da fragmentação de órgãos - seja da polícia, do Executivo, do Judiciário, da Assistência Social da prevenção da saúde - que atuam de maneira compartimentada, ou seja, "sem ter uma efetiva coordenação".

Jungmann disse que a atuação articulada e coordenada desses órgãos vai facilitar a adoção de estratégias eficazes para a redução das estatísticas da violência contra a mulher. A audiência pública em Recife vai resultar num relatório, que deverá ser apresentado e votado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dentro de três semanas.

Também participaram da audiência pública os deputados Valtenir Pereira (PSB-MT), Fernando Melo (PT-AC) e Paulo Rubem Santiago (PT-PE).

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.