Cidades e transportes

Comissão pede apoio contra internacionalização da Amazônia

26/06/2007 - 19:46  

Deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional estiveram reunidos ontem no Palácio do Itamaraty com o secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, para tratar da veiculação, na mídia, de anúncios de compra de áreas na Amazônia por organizações não governamentais (ONG) estrangeiras. "A Amazônia é alvo freqüente de denúncias. Desta vez soubemos do projeto de uma agência americana que diz querer preservar a Bacia Amazônica angariando fundos de doadores. Vamos fazer o que for possível para impedir esse tipo de ajuda", explica a presidente da comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

De acordo com a deputada, a ONG Cool Earth está divulgando internacionalmente um projeto que propõe que os doadores patrocinem por 35 libras - cerca de R$ 140 - meio acre de terras, o que eqüivale a 2 mil metros quadrados de mata. Para os parlamentares essa ação é muito grave.

O secretário Samuel Pinheiro Guimarães, ao ser questionado sobre as ações do ministério, disse desconhecer o fato. Ele também negou que exista algum acordo internacional firmado pelo governo brasileiro sobre o tema.

"Para a nossa surpresa, o Itamaraty não tinha essas informações, mas já se prontificou a nos ajudar", disse Grazziotin.

Ficou acordado que deputados e representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vão se reunir para buscar soluções. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) explicou que os deputados estão atentos às propostas de internacionalização da Amazônia. "Temos que ser vigilantes e alertar o Itamaraty. Queremos punição para esse pessoal", acrescentou.

Presos
Os parlamentares também discutiram o tráfico de crianças e adolescentes para exploração sexual na divisa do Amapá com a Guiana Francesa e a prisão, na Venezuela, de brasileiros que não recebem nenhuma assistência do governo brasileiro. "Tragam o pedido formalizado que veremos o que fazer por lá", respondeu o secretário-geral.

Também participaram da reunião os deputados Édio Lopes (PMDB-RR), Francisco Rodrigues (DEM-RR), Janete Capiberibe (PSB-AM) e Márcio Junqueira (DEM-RR).

Da Redação/ RCA
Com informações da Comissão da Amazônia

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.