Fórum pede que regulação aguarde resultado da conferência

22/06/2007 - 19:38  

Entre as mais de 15 moções apresentadas por diversas entidades presentes no Encontro Nacional de Comunicação, será acrescentado ao relatório final do evento pedido para que todas as decisões governamentais relativas à regulação dos meios de comunicação, incluindo mídia digital e convergência tecnológica, sejam tomadas depois da Conferência Nacional de Comunicação.

A moção foi sugerida pelo Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações. O texto ainda requer a participação do governo federal e do Congresso na organização da conferência, em uma ação conjunta com os movimentos sociais.

TVs pública e digital
O coordenador geral do fórum, Celso Schröder, disse que as entidades da sociedade civil estão preocupadas com a previsão de lançamento da TV pública e da TV digital para o fim deste ano. Segundo ele, até lá não haverá a devida discussão de mecanismos que garantam uma mídia mais democrática. "Eu acho que essa produção de pensamento acumulada até o momento impõe que nós pensemos essa rede pública de uma maneira muito mais complexa."

Segundo o coordenador, essa rede pública pode e deve ser muito mais que simplesmente uma articulação das redes já existentes. "Precisamos da construção de uma rede única e pública que dê conta da nova tecnologia que vem aí, que promova a inclusão social, atribuindo a essa rede um papel muito maior que simplesmente a televisão e apontando para um novo paradigma que advém dessa nova tecnologia", concluiu.

Reportagem - Cristiane Bernardes e Alexandre Pôrto
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.