Edição do Jornal da Câmara provoca moção de repúdio

22/06/2007 - 19:38  

Uma moção acrescentada ao relatório final do Encontro Nacional de Comunicação critica a edição desta sexta-feira do Jornal da Câmara por ter publicado uma foto da mesa do evento em que não aparece a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Marina Santos. Ela estava sentada na extremidade da mesa durante a tarde de quinta-feira. A moção é assinada por 26 entidades, entre elas o próprio MST e o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

Durante o encontro, o diretor do Comitê de Liberdade de Expressão do Sindicato de Jornalistas do Distrito Federal, Dioclécio Luz, leu o documento e admitiu que o problema pode ter decorrido de equívoco, mas declarou que, "ao que parece, foi um ato de censura".

Ele lembrou que, na reunião de quinta-feira, a militante do MST se queixava de descaso da mídia em relação ao movimento, que reuniu 20 mil pessoas em evento realizado na semana passada, em Brasília. O representante do sindicato afirmou que, por ironia, ela não foi citada na matéria do jornal e acabou cortada da foto publicada.

Secom explica
O diretor da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Câmara, William França, explicou que o veículo é pautado pelos critérios de isenção, apartidarismo, pluralidade e interatividade. Ele afirmou que as críticas à foto publicada resultam de uma questão técnica da edição de imagem. "Não houve, não há e não haverá qualquer viés ideológico ou político de censura nas edições dos veículos da Câmara."

A diretora de Imprensa Escrita da Secom, Amneres Pereira, explicou que a foto foi escolhida por ter ao centro o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e vários deputados presentes na mesa. Ela pediu desculpas por eventuais falhas no trabalho, mas afirmou que em nenhum momento aceitará a acusação de que tenha havido caráter ideológico na edição do jornal. Ela lembrou que os funcionários de carreira da Secretaria de Comunicação sabem que a Câmara é uma Casa plural e democrática, e por isso precisam respeitar todas as correntes de pensamento.

Notícias anteriores:
Debatedores pedem mudanças nas leis das comunicações

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.