Meio ambiente e energia

Mineradores querem normatizar atividade em terra indígena

15/06/2007 - 14:00  

Representantes do Instituto Brasileiro de Mineração estiveram hoje com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e entregaram um documento com sete sugestões de mudanças na legislação do setor. Entre elas estão a regulamentação da mineração em terras indígenas, a quebra do monopólio da pesquisa e lavra de minérios nucleares, o aperfeiçoamento das licenças ambientais e a fixação de um teto para a taxa de compensação ambiental paga pelo setor, prevista no Projeto de Lei 266/07, do deputado Rogério Lisboa (DEM-RJ).

A regulamentação da mineração em terras indígenas, prevista no Projeto de Lei 1610/96, do Senado, pode começar a ser analisada por uma comissão especial nas próximas semanas. Chinaglia informou durante a reunião que deve nomear o relator da proposta na comissão especial que analisará o assunto nos próximos dias. A comissão ainda não foi instalada. O projeto prevê que a pesquisa e a mineração em terras indígenas só poderão ser realizadas com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades envolvidas.

Responsabilidade
Arlindo Chinaglia disse que é dever da Câmara se posicionar sobre questões que envolvam conflito entre atividades econômicas e preservação do meio ambiente. "Eles se mostraram favoráveis à preservação do meio ambiente, da mesma maneira que defendem a atividade empresarial, portanto, eu acho legítimo que a Câmara dos Deputados analise, sabendo que sempre vai haver conflitos de interesse, mas é exatamente para isso que serve o Congresso, para tomar decisão em relação a temas difíceis, onde há conflitos, onde às vezes os interesses se chocam".

O presidente da Câmara disse ainda aos mineradores que deve promover o debate sobre essas questões em seminário ou Comissão Geral na Câmara. O presidente estuda também a criação de um grupo de trabalho, formado por deputados da Comissão de Minas e Energia, para sistematizar as propostas de interesse do setor de mineração.

Confira as sugestões apresentadas pelos mineradores

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.