Deputado denuncia esquema de venda de votos eletrônicos

30/05/2007 - 18:38  

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) revelou hoje, em audiência pública da Subcomissão Especial de Segurança do Voto Eletrônico, que foi procurado durante a última campanha eleitoral, no segundo semestre do ano passado, por pessoas que se ofereceram para fraudar a totalização de votos. "Não somente eu, como muitos outros aqui [na Câmara foram sondados]. Se eles forem sinceros, falarão", disse.

O deputado negou, porém, que tenha mantido contato direto com os supostos fraudadores e que tenha sido favorecido pelo esquema. "Eu não precisei. Tive 714 mil votos, fui o deputado mais votado do estado de São Paulo", disse.

Maluf assegurou, porém, que tem recebido esse tipo de proposta desde que a votação por urna eletrônica foi implantada no Brasil, em 1996. Segundo o deputado, é bastante improvável a violação das urnas eletrônicas, sobretudo em estados grandes como São Paulo, mas não é difícil fraudar as eleições na hora de somar os votos. "Urna por urna, são todas honestas, mas na hora da totalização a fraude fica muito mais fácil", disse Maluf.

Possíveis falhas
O professor Ricardo Puttini, um dos quatro especialistas do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade de Brasília (UnB) presentes na audiência, confirmou que a totalização é suscetível à fraude. "O sistema é vulnerável, sem dúvida", afirmou.

O especialista ponderou que aguarda manifestação sobre consulta encaminhada pela universidade ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se falhas verificadas por ele em auditoria nas eleições de 2002 foram corrigidas de lá para cá. Uma das brechas para fraude, segundo ele, consistia na transferência manual de dados em decorrência de defeitos em urnas eletrônicas. "Quando a mão humana participa do processo, começam as falhas", disse o relator da subcomissão, Vital do Rego Filho (PMDB-PB).

O professor do Centro de Pesquisas em Arquitetura da Informação da UnB Mamede Lima-Marques afirmou que "não existe sistema totalmente seguro", mas sugere a transparência e a integração tecnológica de todos os procedimentos, desde o cadastramento do eleitor até a totalização dos votos. André Amaro Tofanello, do Departamento de Ciência da Computação da mesma universidade, concorda com a sugestão do colega.

Ricardo Ruttini apontou ainda a vulnerabilidade na identificação dos eleitores unicamente por meio da assinatura na hora da votação, já que os mesários "muitas vezes não conferem a assinatura". "Eles nem estão habilitados para fazer isso", emendou o deputado Magela (PT-DF). Essa falha pode permitir que uma pessoa vote no lugar de outra. O professor sugere que a identificação seja feita por meio de digitais.

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) lembrou que apresentou um projeto de lei (PL 970/07) que propõe mecanismos para garantir a segurança do voto eletrônico.

Recontagem de votos
Puttini observou que o melhor procedimento para detectar esse tipo de fraude é a recontagem de votos.

"Como disse Maluf, não temos notícia de que algum TRE tenha autorizado a recontagem", disse Magela. Segundo o deputado, entre os parlamentares há muita incerteza sobre a segurança desse tipo de votação. Eles questionam, por exemplo, por quê países avançados como o Japão não adotam o voto eletrônico.

Notícias anteriores:
Especialistas apontam vulnerabilidades no voto eletrônico

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.