Economia

Projeto regulariza dívida de instituições ligadas ao Fies

28/05/2007 - 20:37  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 920/07, do Poder Executivo, que cria um mecanismo legal de regularização fiscal das universidades credenciadas no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A condição para se beneficiar desse mecanismo é aderir ao Programa Universidade para Todos (Prouni). A proposta possibilitará a regularização de qualquer situação dos débitos tributários, o que permitirá o saneamento de instituições com dívidas mais antigas.

Segundo os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Fazenda, Guido Mantega, o governo espera o aumento de adesões das instituições de ensino particular ao Prouni. Isso porque, segundo eles, o texto permite às mantenedoras de entidades credenciadas no Fies regularizarem seus passivos fiscais junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil.

A Lei 10.260/01, que institui o Fies, autoriza a União a emitir títulos da dívida pública — representados por certificados de emissão ao Tesouro Nacional — em favor do fundo. Esses certificados são destinados exclusivamente ao pagamento, às instituições de ensino superior, dos encargos educacionais relativos aos financiamentos com recursos do Fies, e podem ser usados para pagamento de obrigações previdenciárias junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Desde que haja a adesão ao Prouni, o projeto do Executivo possibilita o uso desses certificados também para pagamento de débitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal, com vencimento até 31 de dezembro de 2006, assim como de multas, juros e demais encargos legais incidentes. Não se incluem nesses débitos aqueles relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A entidade mantenedora pode optar pelo parcelamento da dívida em até 120 prestações mensais.

Benefícios fiscais
"A necessidade dessa permissão legal decorre da condição exigida para o gozo dos benefícios fiscais concedidos pelo Prouni, que é a ausência de débitos com a seguridade social", explica Mantega.

De acordo com Haddad, "pretende-se ampliar o acesso de estudantes carentes ao Prouni, por meio das instituições vinculadas ao Fies, de modo a estabelecer a complementaridade entre os dois programas." Ele acredita que a medida resultará no aumento do acesso de estudantes ao ensino superior, de modo a atender ao objetivo do Plano Nacional de Educação de elevar a oferta de educação superior, até 2011, a pelo menos 30% dos jovens de 18 a 24 anos.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime urgência e apensada ao Projeto de Lei 5794/01, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o plenário.

Leia mais:
Índice de inadimplência no Fies poderá ser reduzido

Notícias anteriores:
Câmara aprova MP que corrige tabelas do Imposto de Renda
Comissão vai fiscalizar concessão de bolsas do ProUni
Prouni poderá beneficiar estudante com bolsa parcial
Projeto permite pagamento de Fies com serviço social
Projeto permite uso do FGTS para financiamento estudantil

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 920/2007

Íntegra da proposta