Prejuízo com acidentes em rodovias é de R$ 22 bi ao ano

23/05/2007 - 21:12  

O diretor da Polícia Rodoviária Federal Hélio Cardoso Derene afirmou hoje que, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o prejuízo do País com acidentes nas rodovias federais, estaduais e municipais é de R$ 22 bilhões ao ano. Ele participou do 7º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Segundo Derene, um dos fatores que pode ajudar a reverter esse quadro é a mudança na matriz de fiscalização, ou seja, tirar policiais dos postos e colocá-los ao longo das rodovias, com número adequado de efetivos.

Ele citou experiência realizada no Paraná durante 30 dias na qual os policiais foram colocados ao longo das estradas. Segundo Derene, os resultados foram positivos: houve uma economia de R$ 4,8 milhões, sendo que os gastos com a operação não chegaram a R$ 100 mil. A economia foi gerada porque, nesses 30 dias, houve a redução de 12% no número de acidentes sem vítimas, caiu em 2% o número de acidentes com feridos, e em 100% o número de acidentes com mortos. O diretor destacou que a presença dos policiais nas rodovias faz com que os motoristas dirijam mais devagar.

Estradas ruins
O sobrepeso dos caminhões é apontado como uma das principais causas da depreciação das estradas. Para resolver a questão, foi apresentado o Plano Nacional de Pesagem, com previsão para entrar em operação em 2008. O representante do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia, Antônio Carlos Caire, informou que o plano receberá R$ 666 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo Caire, o plano prevê a instalação de 254 balanças dinâmicas de precisão e de 100 novos postos de pesagem, além da reforma de 33 postos de pesagem - sobrando, ainda, 14 postos para serem reformados. A BR-101 será a rodovia a receber a maior quantidade de postos: 26.

O coordenador da Câmara Técnica do Transporte Rodoviário do Agronegócio (CTAgro), Miguel Antônio Mendes, ressaltou que a culpa pelas más condições das rodovias não pode ser atribuída apenas aos caminhões. Ele criticou, por exemplo, a falta de fiscalização das obras realizadas nas rodovias. Mendes afirmou que os recursos do governo chegam às empresas responsáveis pelas obras, mas o material utilizado é de baixa qualidade - o que provoca o desgaste mais rápido das estradas.

Mendes também destacou que o governo deve cumprir a sua parte, instalando as balanças prometidas e fiscalizando os caminhões.

Registro do transporte
O assessor jurídico da NTC&Logística, Marcos Aurélio Ribeiro, cobrou há pouco da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a regulamentação o mais rápido possível da Lei 11442/07, que torna obrigatório o registro para o exercício da atividade de transporte rodoviário de cargas.

Segundo ele, a ANTT deveria incluir, na regulamentação da lei, as exigências para o registro; a comprovação de capacidade financeira do transportador; a declaração de idoneidade dos sócios, do responsável técnico e do transportador autônomo; a formação do transportador autônomo e do responsável técnico; a definição das infrações; e o valor das multas.

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Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

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