Ciência, tecnologia e Comunicações

Trabalho aprova escola técnica do petróleo em Aracaju

18/05/2007 - 11:34  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na semana passada o Projeto de Lei 4700/04, do Senado, que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal do Petróleo de Aracaju.

Conforme o projeto, a instituição de ensino médio profissionalizante se dedicará à formação de técnicos em petroquímica para atender às necessidades da região. A instalação da escola dependerá da previsão de recursos financeiros no Orçamento Geral da União, e caberá ao presidente da República a iniciativa de criar os cargos e funções.

Pólo cloroquímico
O deputado Paulo Rocha (PT-PA), relator da proposta, argumenta em seu parecer que Sergipe tem "vocação excepcional para a formação de um pólo industrial cloroquímico". Ele acredita que o estado necessita, urgentemente, "melhorar a qualidade da mão-de-obra no setor para fazer frente aos desafios que estão propostos nos próximos anos". Sergipe possui a única mina de potássio do Brasil e grandes reservas de petróleo, gás natural, calcário e enxofre.

O relator lembra ainda que Sergipe possui um pólo dinâmico no setor da indústria petrolífera, com alto potencial de crescimento e com demanda diferenciada por profissionais especializados num setor de ponta tecnológica. "Isso justifica os investimentos da União para ofertar educação profissionalizante e tecnológica no estado", disse Paulo Rocha.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.