Direitos Humanos

Ministros recebem dossiê sobre exploração sexual infantil

17/05/2007 - 21:02  

Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes entregaram hoje aos ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Turismo, Marta Suplicy, um dossiê com 18 dos casos mais emblemáticos investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A frente é coordenada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pela senadora Patrícia Saboya (PSB-CE).

A CPMI funcionou de 2003 a 2004 e pediu o indiciamento de mais de 200 pessoas em todo o Brasil. Em 2005, a Câmara já havia instalado uma comissão especial para acompanhar o andamento das sugestões feitas pela CPMI.

O documento da frente propõe o debate do assunto nas assembléias legislativas e tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, para promover a criação de varas de Justiça e delegacias especializadas em crimes contra a criança e o adolescente. Muitos dos pedidos de indiciamento feitos pela CPMI ainda não saíram do papel, afirmam os parlamentares.

Maria do Rosário lembrou que uma das recomendações da CPMI foi o monitoramento dos resultados alcançados a partir das investigações. Para isso ser possível, segundo a parlamentar, é necessário um trabalho conjunto do Legislativo com o governo e à sociedade.

Já a senadora Patrícia Saboya cobrou do governo um posicionamento sobre o tema. "Está na hora de dizer um basta. É necessário apurar esses casos que a CPMI investigou e mudar o quadro triste da exploração sexual, que parece não ter solução, mas tem", declarou.

Tarso Genro informou que está em desenvolvimento o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com o objetivo de coibir a exploração sexual de pessoas. A previsão é que o plano possa ser executado no segundo semestre.

Parceria
Marta Suplicy afirmou que o Ministério do Turismo realizará parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para que as famílias em que haja vítimas de exploração sexual recebam o Bolsa Família e uma qualificação - alfabetização e oportunidade de emprego em estabelecimentos de turismo. A ministra também solicitou aos parlamentares que façam emendas de combate à exploração de crianças e adolescentes. "O Ministério do Turismo não tem muito recurso e vamos precisar de verbas para contratar as entidades que vão qualificar essas famílias", destacou.

Ainda segundo Marta Suplicy, o Brasil tem tomado a dianteira, na América do Sul, na formação de um grupo de ação para o combate da exploração sexual das crianças e jovens. De acordo com a ministra, duas ações são possíveis por parte da estrutura governamental: a repressão, que compete à polícia; e a apuração dos casos apontados pela CPMI e também provenientes de denúncias da frente e da sociedade civil organizada. Segundo a ministra, essa última poderá contar com a ação dos ministérios do Turismo e da Justiça.

Manifestação de crianças
Crianças e adolescentes participaram, nesta quinta-feira, de atividades recreativas, desportivas e culturais nos gramados em frente ao Nacional Congresso. O evento fez parte das atividades programadas pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado amanhã, 18 de maio. A manifestação foi organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da frente parlamentar.

Notícias anteriores:
Câmara aprova regra especial em perícia de abuso infantil
Câmara aprova regras contra cena de pornografia infantil
Aprovado fechamento de hotel que hospeda criança sem pais
Câmara conclui votação de projeto sobre exploração sexual
Seguridade aprova mais rigor contra prostituição de menor
Câmara aprova projeto de combate à exploração sexual

Reportagem - Simone Salles/Rádio Câmara
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.