Política e Administração Pública

Especialistas cobram projetos de sustentabilidade urbana

10/05/2007 - 21:24  

O futuro do planeta depende de projetos de sustentabilidade urbana, segundo os participantes do painel "Cidades Sustentáveis", que integrou o seminário sobre energias de fontes renováveis, encerrado hoje à tarde. A redefinição dos modelos de transportes e de ocupação do solo foi apontada como uma medida inadiável pelos representantes do Ministério das Cidades. "Os automóveis e os ônibus são os grandes vilões na emissão de poluentes, daí a necessidade de integração entre os meios de transportes e do incentivo ao uso da bicicleta", afirmou o gerente de integração das políticas de mobilidade do ministério, Augusto Valerio.

Segundo ele, já está em funcionamento o programa Bicicleta Brasil, cujo objetivo é oferecer subsídios às prefeituras que tenham interesse nas ciclovias. E está em fase de elaboração, pelo ministério, o marco regulatório da mobilidade urbana, que tem entre suas metas incentivar a construção de ciclovias.

Solo e lixo
A secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês da Silva Magalhães, disse que, sem o uso sustentável do solo, não é possível existir cidade sustentável. Outro desafio apontado por ela é o barateamento das tecnologias alternativas, para popularizar o uso de energia solar e de outras fontes renováveis.

O pesquisador Sérgio Vieira Guerreiro Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que o aproveitamento do lixo para a geração de energia é um dos principais fatores no desenvolvimento de projetos de cidades sustentáveis. "O sistema é viável e de grande importância para reduzir o acúmulo de resíduos em aterros e lixões", afirmou Ribeiro.

O seminário "Energia de Fontes Renováveis", que aconteceu por iniciativa do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), foi organizado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Minas e Energia, com o apoio do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.

Leia mais:
Bancos públicos devem elevar verba para financiamento

Notícias anteriores:
Deputados defendem política industrial energética
Seminário aponta vantagens de fontes renováveis de energia
Especialistas divergem sobre impacto ambiental de usinas

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.