Frente em Defesa da Fruticultura será lançada hoje

09/05/2007 - 09:15  

A Frente Parlamentar em Defesa da Fruticultura Brasileira será instalada durante café da manhã, marcado para as 9 horas, no Salão Nobre da Câmara. Um dos objetivos da frente, que já conta com a adesão de mais de 200 deputados e senadores, é atuar junto ao governo federal em busca de políticas públicas para o setor e de soluções para diminuir os impactos das barreiras fitossanitárias.

A frente é presidida pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS). "A fruticultura é uma das principais atividades geradoras de emprego no meio rural, resultando em grande impacto social e econômico", afirma. O parlamentar destaca ainda que a reativação da frente, lançada em fevereiro de 2006, pode dar "continuidade aos trabalhos de fomento e crescimento da produção, promovendo a agregação de valores, a exportação, a comercialização, a geração de renda e emprego e, assim, o efetivo desenvolvimento da economia brasileira".

Fruticultura no Brasil
Hamm lembra que o Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas, com 40 milhões de toneladas, distribuídos em uma área de 2,3 milhões de hectares. A fruticultura, informa, é a atividade agropecuária que mais emprega mão-de-obra, gerando oportunidades de ocupação de dois a cinco trabalhadores na cadeia produtiva por hectare cultivado nos diferentes elos da cadeia produtiva.

Além disso, de acordo com o parlamentar, o setor frutícola proporciona ao produtor uma margem de lucro de 20% a 40% do rendimento bruto obtido. Afonso Hamm também afirma que a fruticultura apresenta crescimento nas exportações. Em 2006, o setor atingiu um patamar de 802 mil toneladas.

Ainda de acordo com o parlamentar, no Brasil, o consumo anual de frutas é de 45 quilos por pessoa, em média, e as frutas são consideradas apenas como complemento alimentar. "A fruticultura é uma fonte nutritiva e primordial para a segurança alimentar e componente fundamental na composição das cestas básica", destaca Hamm.

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.