Seguridade aprova currículo diferenciado para deficiente

26/04/2007 - 17:04  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o substitutivo do deputado Neilton Mulim (PR-RJ) ao Projeto de Lei 6706/06, do Senado, que obriga a inclusão, no currículo oficial da educação básica, de métodos pedagógicos de comunicação às pessoas com deficiência. Assim, crianças com deficiência auditiva, por exemplo, estudarão a Língua Brasileira de Sinais (Libras); outras com deficiência visual aprenderão o sistema Braile e também terão recursos digitais e de áudio.

A proposta original previa apenas a inclusão da Libras no currículo, mas o relator julgou que a proposta seria aperfeiçoada se fosse ampliada, atendendo às demais pessoas com deficiência. "Esse projeto está de acordo com os mais nobres anseios da sociedade, pois visa instrumentalizar o portador de necessidades especiais dos recursos indispensáveis para a sua inserção na vida em sociedade", disse Mulim.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisada ainda pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Deputados querem trabalho para pessoas com deficiência
Lançada frente em defesa de direitos dos deficientes
Comissão aprova Estatuto da Pessoa com Deficiência

Reportagem - Vania Alves
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.