Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto exige identificação do número de série do celular

20/04/2007 - 14:18  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 117/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), que estabelece o direito do usuário de receber a identificação do número de série do seu aparelho celular juntamente com o número da linha telefônica. O objetivo da proposta é proteger o patrimônio dos usuários e inibir o comércio ilegal de telefones furtados ou roubados, que são reabilitadas pelos receptadores. A proposta altera a Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9472/97).

De acordo com o texto, as operadoras de telefonia celular terão prazo de 180 dias, a contar da publicação da lei, para criar ou atualizar o cadastro de aparelhos, cumprindo também essa exigência em relação às linhas já habilitadas. A partir do término desse prazo, as operadoras somente poderão habilitar ou manter em funcionamento linhas celulares com essa identificação.

A proposta estabelece a aplicação de multa mensal no valor equivalente a 100 Ufirs para a linha habilitada sem registro de série associado ao número do celular. Os órgãos oficiais de proteção e defesa do consumidor deverão fiscalizar o cumprimento da lei e aplicar as sanções previstas em caso de infração. O valor das multas aplicadas será revertido ao órgão de defesa do consumidor.

Segundo o projeto, a operadora poderá suspender o funcionamento da linha telefônica celular para os usuários atuais que não lhe fornecerem o número de série de seu aparelho. Nesse caso, ela deverá comprovar o envio de aviso ao usuário por meio de carta registrada.

"Nossa pretensão é que os usuários tenham os seus direitos garantidos em relação à propriedade, pois o número de série permitirá esse controle, inibindo a reabilitação dos aparelhos subtraídos. Permitirá, também, a devida identificação dos reais proprietários por parte das operadoras, dos órgãos de segurança e da Justiça", argumenta o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 117/2007

Íntegra da proposta