Trabalho, Previdência e Assistência

Rádio Câmara debate situação dos índios no Brasil

18/04/2007 - 14:10  

O antropólogo Rogério Duarte falou hoje sobre a situação da população indígena no programa "Palavra de Especialista", da Rádio Câmara. Duarte participou das pesquisas de campo que resultaram na elaboração do livro "Povos Indígenas no Brasil", a mais completa coleção existente no País sobre a história recente dos índios e sua situação atual.

O antropólogo disse que a saúde dos índios piorou apesar do incremento dos recursos para o setor. "O caso de Mato Grosso do Sul é extremamente grave, com crianças morrendo por desnutrição, mas no norte do País há retorno da malária e da hepatite em áreas já controladas", exemplificou.

Rogério Duarte também comentou a demarcação de terras indígenas. Ele disse que a demarcação de grande terras na Amazônia está praticamente concluída, mas no Centro-Oeste e no Sul do País os índios vivem em áreas muito pequenas e há demanda de expansão dessas terras. Ele reclamou da morosidade de governo em fazer a demarcação das terras indígenas e lembrou que a questão fundiária gera conflitos violência entre fazendeiros, posseiros e índios.

O antropólogo pediu ainda que os parlamentares prestem muita atenção na votação de projetos de lei que tentam regulamentar a mineração em terras indígenas. "Uma coisa malfeita sobre mineração pode levar à extinção de populações inteiras e trazer danos ambientais. É uma questão extremamente importante, que faz com que seja necessária uma grande responsabilidade e envolvimento de toda a sociedade no debate", disse.

Ouça o 1º bloco do programa
Ouça o 2º bloco do programa

Como acessar a Rádio Câmara
Como retransmitir a Rádio Câmara

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.