Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova Escola Técnica Federal do Petróleo no ES

16/04/2007 - 17:31  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (11), a criação da Escola Técnica Federal do Petróleo em Cachoeiro de Itapemirim (ES), prevista no Projeto de Lei 5315/05. Pela proposta, do Senado, a instituição oferecerá cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial continuada de trabalhadores.

O objetivo do projeto é atender às necessidades do setor petroquímico da região. Cachoeiro de Itapemirim localiza-se no sul do estado e tem população de 191 mil habitantes.

Meta prioritária
A relatora do projeto, deputada Maria Helena (PSB-RR), destaca que a ampliação de oportunidades de acesso ao ensino técnico é meta prioritária para o fortalecimento da economia nacional e da competitividade do parque industrial brasileiro.

Na avaliação de Maria Helena, a proposta amplia o acesso ao ensino técnico e tem reflexos positivos para a economia nacional e para a sociedade, ao proporcionar melhor capacitação profissional de jovens para o mercado de trabalho. "A formação de recursos humanos de nível técnico qualificado é hoje um desafio para o País, tendo em conta a escassez de oportunidade de ensino em todas as áreas que requerem profissionais com formação tecnológica de média complexidade."

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.