Economia

Comissão aprova advertência sobre lactose em laticínios

10/04/2007 - 17:39  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na última quarta-feira (4) o Projeto de Lei 2663/03, do deputado Sandro Mabel (PL-GO), que torna obrigatória, na embalagem dos produtos que contêm lactose, a informação sobre a presença da substância. O parecer do relator, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), foi favorável à proposta.

O Ministério da Saúde estima que 37 milhões de brasileiros têm problemas para digerir a lactose - açúcar encontrado no leite e seus derivados. Nessas pessoas, a ingestão da lactose pode provocar diarréia, inchaço, náuseas e câimbras estomacais, entre outros sintomas. "Para as pessoas que têm a doença, é uma informação importante", disse Sandro Mabel sobre a inscrição na embalagem.

O projeto determina que a inscrição "contém lactose" deve ser impressa no rótulo ou embalagem do produto, em caracteres com destaque, nítidos e de fácil leitura.

Tramitação
O texto, que tem que ser votado também pelo Plenário, ainda será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova indicação da composição química em rótulos
Projeto exige advertência em embalagem de bebida
Remédios poderão ter informações nas embalagens
Alimentos de origem animal poderão ter advertência

Reportagem - Edvaldo Fernandes e Paula Bittar
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.