[an error occurred while processing this directive] Missão - Agência Câmara de Notícias - Portal da Câmara dos Deputados [an error occurred while processing this directive]
INTERAÇÃO
OUTROS VEÍCULOS

Missão da Agência Câmara

Informar todos os segmentos da população sobre as atividades legislativas, enfatizando o noticiário em tempo real, com credibilidade, autonomia, ética e isenção, contribuindo para a transparência da instituição.


Comunicação Pública na Agência Câmara

A Agência Câmara de Notícias é orientada para o interesse público. Está centrada na transparência da atividade legislativa, na credibilidade da informação e no estímulo ao debate público.

O principal desafio da comunicação pública é levar à população informações relevantes, mas que, por não possuírem atratividade mercadológica, são relegadas a segundo plano pela mídia de mercado.

Com essa linha editorial, a Agência Câmara vem mostrando que é possível iniciar a inversão do processo do privilégio à informação pública, inserindo no cotidiano da sociedade organizada os debates que se travam no Parlamento.

A Agência Câmara dá destaque às atividades das comissões técnicas, onde os projetos são debatidos, e divulga o passo-a-passo da tramitação das propostas antes que sejam votadas. Desse modo, contribui efetivamente para o processo democrático, auxiliando veículos de comunicação, entidades de classe, empresas e órgãos do governo a identificar projetos que lhes dizem respeito.

Ao tomar conhecimento de projetos que lhes interessam, a sociedade organizada e os formadores de opinião encontram as ferramentas necessárias para defender a aprovação ou rejeição de uma proposta. Assim, a sociedade passa a participar do processo legislativo de forma concreta, diferentemente de quando só tinha acesso ao que ocorria na Câmara por meio da mídia privada.

Em contraposição a interesses corporativos, comerciais, político-partidários, particulares ou individuais, a Agência não promove assessoria de imprensa dos parlamentares, que deve ser providenciada por seus gabinetes e não pela estrutura permanente da Casa; tampouco a assessoria de imprensa da Câmara, pois a instituição conta com setor específico para esse fim.

[an error occurred while processing this directive]