A candidata do PT, Dilma Roussef, será a primeira mulher a ocupar a Presidência da República na história da política brasileira. O atual presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), foi eleito vice-presidente. Os dois assumem o cargo apenas em 1º de janeiro de 2011, mas as negociações sobre a composição do próximo governo começam agora. Nos próximos dias, Dilma e Temer devem definir, por exemplo, se vão nomear uma equipe para tratar da transição entre os dois governos, como fez Lula em 2002. Os integrantes da nova equipe ministerial também serão definidos até o final de dezembro. Levantamento da Agência Câmara revela que as promessas da próxima presidente para melhorar a saúde, a segurança pública, a geração de empregos e a educação, que são os quatro principais temas que preocupam a população (segundo levantamento do Ibope em junho), já foram transformadas em projetos de lei em tramitação no Congresso.

Diap identifica provável crescimento das bancadas de empresários, sindicalistas e evangélicos na próxima legislatura da Câmara. No caso dos empresários, serão 169 parlamentares, a maior bancada desde 1998, quando foram eleitos 148. Os números são preliminares, pois o STF ainda não se pronunciou definitivamente sobre a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa.

Partidos intermediários, que tenham de 6 a 51 deputados, somarão na próxima legislatura 275 eleitos, ou 53,6% da Câmara. Foi o grupo partidário que mais cresceu desde as últimas eleições. Hoje, eles ocupam 197 vagas. O resultado evidencia a tendência, já apontada por especialistas, de crescimento dos partidos médios e também do número de legendas.

Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indica que, segundo o resultado preliminar das eleições, apenas 35 dos 513 deputados federais eleitos alcançaram individualmente o quociente eleitoral nos seus estados. Em 2006, 32 foram eleitos ou reeleitos com os seus próprios votos, sem precisar dos votos das suas coligações.

Como se cria um escândalo? Como ele interfere no resultado de uma eleição? E qual o papel da imprensa na amplificação desses fatos? Para analisar esse fenômeno que sempre ocorre em época de eleições, o programa Comitê de Imprensa convidou a colunista do Correio Braziliense Denise Rothemburg e o repórter da rádio Jovem Pan José Maria Trindade para debater o assunto.